domingo, 14 de março de 2010
Analisando estilos...
De todos os estudos que realizamos, o da TP5 foi o que trouxe mais novidades em termos conceituais. Muitos cursistas afirmaram manter com a Estilística um certo distanciamento, pois consideravam difícil explorar os recursos estilísticos. Compreendiam agora, a riqueza desse estudo para a compreensão dos textos. No entanto, para muitos, o trabalho com o texto poético é/era ainda um desafio, dado seu aspecto plurissignificativo. Alguns textos da TP já haviam sido apresentados aos alunos, em outras ocasiões. E alguns cursistas analisaram que da forma como eles apresentavam os poemas, era fácil os alunos não se encantarem com a poesia.
Surgia, assim, a oportunidade de ‘virar este jogo.’ Explorados os recursos expressivos, a Estilística ‘caiu na graça’ dos professores, inclusive pediram para mais as análises, com mais exemplos.
Vale ressaltar que a leitura do poema ‘Trem de Ferro’ foi uma delícia! Que estilo...
Partimos, então, para o estudo sobre coerência, após realizarmos algumas atividades sobre Estilística. Houve espaço para a socialização dos Avançando na Prática (momento do qual os cursistas gostam muito) e também para a apresentação do Projeto de cada escola – trocas bastante enriquecedoras para os professores e sobretudo, para mim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário