No primeiro encontro de 2010, encontramos o grupo bem entusiasmado com a retomada de nossos estudos. Apresentava, porém, o seu pesar pela redução do número de professores-cursistas que, por não serem graduados em Língua Portuguesa, não mais fazem parte do Programa. Também lamentei a ausência dos mesmos. De 25 cursistas, ficaram apenas 15. Compreendo que essa medida atende a uma reivindicação/exigência de que cada profissional atue em sua área de formação. Boa sorte a eles em seus novos ambientes!
Voltemos, nós, para o Gestar . O estudo da TP4 foi de uma riqueza ímpar. O ‘mergulho no texto’ nos rendeu discussões excelentes e trouxe para o grupo reflexões essenciais para o trabalho produtivo de leitura e produção textual.
Os conteúdos das unidades abordadas foram bem compreendidos por todos. A única ressalva, por mais curioso que pareça, ficou por conta do resumo. Para alguns cursistas ele deveria vir sempre acompanhado de análises do autor. Já para outros, a transcrição de trechos do texto enriquecia o resumo e era, portanto, um recurso a utilizar reiteradas vezes. Feitos os esclarecimentos, prosseguimos nossas atividades, ora por escola, ora em agrupamentos diferenciados. Outro aspecto que chamou a atenção dos cursistas, em especial, foi o texto “Profetas do sertão miram horizonte para farejar”. Motivo: o texto fala de nosso querido Sertão (Quixadá) e de uma prática peculiar ao nosso povo: a profecia das chuvas.
Outro momento muito enriquecedor para o grupo foi a socialização dos aspectos mais marcantes do Gestar no ano anterior.
Quanto ao portifólio, percebi uma certa insegurança em sua produção. Certifiquei-me quais professores estavam com dificuldades e encaminhei-lhes um roteiro. Mas ficou uma interrogação: como proceder, uma vez que a turma com a qual o professor trabalhava no início do Programa não é mais a mesma (em alguns casos)?
Decidimos, então, que cada profissional deve registrar tudo aquilo que lhe sirva de ponto de partida para a reflexão de sua prática.
Foi, mais uma vez, um encontro cheio de energia, participação e também de certeza do quanto o Gestar tem a contribuir com o Ensino Fundamental.
domingo, 14 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário